Direção da Justiça Federal de Pernambuco recebe dirigentes do Sindaper

O Diretor e a Vice-Diretora da Justiça Federal de Pernambuco, Dr. Cláudio Kitner e Dra. Polyana Falcão, receberam nesta quarta-feira (11/05), na sede do Jiquiá, a presidente do Sindicato dos Advogados de Pernambuco (Sindaper), Dra. Fernanda Resende, juntamente com membros da Comissão de Acompanhamento do Processo Judicial Eletrônico do sindicato.

Durante o encontro foram explanados detalhes sobre o árduo trabalho que vem sendo realizado 24h por dia pela equipe de tecnologia da Justiça Federal a fim de garantir o mais breve retorno do sistema do Pje, assim como já aconteceu com o sistema Creta e o PJe2X que estão assegurando o acesso regular às causas de competência dos juizados e da área cível, bem como às matérias de urgência da área criminal e fazendária.

Indagado sobre a previsão de quando a advocacia terá regularizado o acesso aos processos do Pje, o diretor, Dr. Cláudio Kitner afirmou que o backup já se encontra instalado em novos servidores e que está em fase de testes, o que significa que o acesso do público deverá ocorrer em poucos dias.

A vice-diretora, Dra. Polyana Falcão, esclareceu que apesar do ataque hacker sofrido nos mais de trezentos servidores de hospedagem, a política de segurança de backup sempre foi realizada com muita frequência e se ainda assim for identificada alguma perda de atos processuais, seriam apenas os mais recentes, o que tranquilizou a todos.

"Agora é só uma questão de tempo e de mais alguns testes para que todos tenham acesso ao Pje", afirmou Dr. Cláudio.

Considerando que eventuais inconsistências e instabilidades poderão ser identificadas pela advocacia quando da retomada regular do PJe, Dra. Fernanda Resende solicitou a criação de um canal de interlocução e acompanhamento de demandas, tendo Dr. Cláudio se colocado à disposição para atender pessoalmente às solicitações do sindicato através da sua Comissão de Acompanhamento do Processo Eletrônico, presidida pela Dra. Mariana Barros e Dr. Jason Luna, também presentes na reunião.

Lembramos que conforme a Portaria nº 90/22 continuam suspensos os prazos dos processos físicos e eletrônicos em tramitação na Seção Judiciária de Pernambuco, até 13 de maio de 2022, os quais terão sua contagem retomada no primeiro dia útil subsequente, nos termos da legislação vigente.