Sindaper realiza visita à presidência do TJPE

Atualizado: 10 de mai. de 2022

O SINDAPER esteve hoje em visita ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco para apresentação da sua nova diretoria, bem como para se colocar à disposição do TJPE, através de sua diretoria e comissões, com foco em um trabalho permanente de colaboração entre os dois órgãos.

A presidente do SINDAPER, Dra. Fernanda Resende, fez uma breve apresentação das principais dificuldades sofridas pela advocacia quando da utilização do Processo Judicial Eletrônico, ao tempo em que apresentou à presidência os membros da Comissão de Acompanhamento do Processo Judicial Eletrônico do Sindicato, Dra. Mariana Barros (presidente) e Dr. Jason Luna (vice-presidente), que se colocaram à disposição da Ouvidoria e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPE para fazer uma interlocução com as sugestões recebidas pela classe, numa proposta de melhoria contínua do Pje, em benefício de toda a sociedade.

O presidente do Tribunal, Des. Luiz Carlos de Barros Figuerêdo, deixou claro que uma das metas da sua gestão será modernizar ainda mais o TJPE e alçá-lo ao século 22. Frisou que "a tecnologia é ferramenta de democratização do Judiciário, o qual não pode ser desvencilhado de sua principal função, qual seja, a de ser um serviço à disposição do cidadão."

Dentre as inovações já implantadas, destacou a recente atualização do Pje que agora está funcionando sob a versão unificada coordenada pelo CNJ, o que significa uma maior velocidade e integração. Através dessa versão nacional, as melhorias em ícones, cadastros, campos de pesquisa, expedientes, entre outros, estão sendo objeto de sugestão de diversos tribunais no Brasil, proporcionando que as melhorias implantadas cheguem ainda mais rápido aos usuários pernambucanos.

Questionado sobre como essas melhorias serão alcançadas pelas comarcas do interior do Estado, o desembargador informou que com a atualização do contrato do "PE Conectado" que elevará a velocidade do link de internet de todas as comarcas para 10MB, o que em algumas cidades vai representar um aumento de até cinco vezes em comparação com a velocidade atual.

Além da presidente do SINDAPER, participaram da reunião a diretora tesoureira, Dra. Rogéria Gladys, a presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Judicial Eletrônico do Sindicato, Dra. Mariana Barros, bem como o Dr. Jason Luna, vice-presidente.